O Fusca é um veículo amado por muitos, mas também discutido por outros. O fato é que mesmo após anos sem produção, os fuscas continuam gerando assunto e circulando pelas ruas. O carro marcou a história do Brasil e suas peças sempre foram lembradas, seja pelo formato dos seus faróis, seja pela peculiaridade de suas rodas. E é justamente sobre elas que esse texto pretende tratar as rodas de fusca.
O carro começou a ser vendido no Brasil em 1950, quando a Volkswagen enviava peças da Alemanha para serem aqui montadas pela Brasmotor. Esta empresa realizou o serviço até 1953, quando a Volkswagen assume a montagem do veículo no Brasil, com peças ainda vindas da Alemanha. Em 1959 o Fusca passa a ser produzido totalmente no Brasil, e com peças nacionais.
Desde o início da sua importação, em 1950, até outubro de 1952, os fuscas trazidos para o Brasil vinham montados com rodas aro 16 e 3” de tala, 5 furos e fechadas, ou seja, sem aberturas (ou janelas) de ventilação, com pneus diagonais de medida 5×16. De outubro de 1952 até 1961 a roda padrão adotada para o Fusca foi a de aro 15×4”, com 5 furos para fixação e também fechada. Nos Fuscas de 1962 a 1966 (1ª série), as rodas eram pintadas de Cinza Prata VW-64, com calota com o VW pintada de preto.
A 2ª série, que vai de 1966 até 1974, em modelos com motorização 1300cc, as rodas passam a ter 10 janelas, que foram projetadas para ajudar no resfriamento do sistema de freios. As calotas, com a logo VW sem pintura, são mantidas na cor Cinza Prata VW-64. Em 1970, a 2ª série, que foi denominada como “Fuscão”, possui motores de 1500cc e passa a ser montada com roda de 4 furos e 20 janelas. Pintada de Alumínio Opalescente VW-2166, ela tinha a calota chata, com logo da VW. A partir de 1975 essa calota passa a ser opcional, com o padrão de fábrica sendo a calota “copinho”, em plástico preto. 1975 também foi o ano em que a Volkswagen padronizou para o Fusca um modelo único de roda, com 4 furos e 20 janelas na cor alumínio, com aro 15×4”, e que iria permanecer até 1996, quando se deu o encerramento definitivo da produção do Fusca.
Porém, antes de encerrar esta produção em 1996, a Volkswagen já havia pausado a produção do veículo no Brasil, entre os anos de 1986 e 1993, quando a aprovação da Lei do carro popular, fez com que o Fusca voltasse a ser fabricado no país, dessa vez com pneus radiais 165SR15. Um dado interessante é que, em toda a história do Fusca no Brasil, a Volkswagen jamais cogitou a possibilidade de utilizar rodas de liga leve, sempre mantendo o padrão de rodas em aço, do início ao fim de sua produção.
Agora, após passear pela história das diferentes rodas adotadas pelo Fusca, se você é o feliz proprietário de um, ou pretende ser, saiba que na Pronto Rodas você pode ter a roda do seu Fusca personalizada de acordo com o estilo e o modelo histórico que mais desejar. É só trazer o seu projeto, que a gente realiza.
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